• Ana Victória Favoreto

Você sabe o que são as hard e soft skills?

Atualizado: Mar 28

Não são apenas as habilidades presentes no currículo que importam hoje em dia para que uma pessoa seja contratada. Isso porque, com o mercado de trabalho cada vez mais diverso e exigente, o nível de qualificação mínima necessária para uma contratação vem aumentando. Assim, além de habilidades técnicas, as aptidões pessoais e sociocomportamentais de candidates também são avaliadas. Estamos falando das hard e soft skills!


Caso ainda não saiba do que estamos falando, não se preocupe, esse texto irá esclarecer suas dúvidas e lhe apresentar algumas dicas de como desenvolver essas habilidades.



Conheça as diferenças


As habilidades mais técnicas são conhecidas como hard skills e costumam estar presentes nos currículos, principalmente, por serem mais facilmente identificadas, seja por um diploma, certificado ou proficiência em alguma língua, por exemplo.


Por se tratarem de aptidões técnicas, as hard skills podem ser aprendidas e ensinadas, seja por meio de cursos, treinamentos, workshops ou palestras.


Já as habilidades sociocomportamentais são conhecidas como soft skills e estão ligadas às aptidões mentais e capacidade de lidar com emoções apresentadas por candidates, como, por exemplo, proatividade, capacidade de resolução de conflitos e senso de liderança.


Por apresentarem aspectos mais subjetivos, as soft skills são mais difíceis de serem reconhecidas e quantificadas, além de serem habilidades mais difíceis de ensinar ou aprender. Para a identificação e avaliação das soft skills, costuma-se realizar dinâmicas em grupo, para facilitar a avaliação de candidates por recrutadores.



Como as hard e soft skills contribuem para a sua empresa


Contar com habilidades técnicas é imprescindível para que tarefas sejam realizadas sem problemas, por outro lado, as habilidades sociocomportamentais são exigidas para evitar conflitos internos na empresa, facilitando o desenvolvimento de estratégias mais eficientes.


Não adianta contar com profissionais tecnicamente capacitades, se apresentam dificuldade ao lidar com ambientes de pressão ou de trabalho colaborativo, por isso, a escolha balanceada entre essas duas habilidades é tão importante para que a empresa apresente um clima organizacional adequado e harmonioso.



Como desenvolver essas habilidades


Primeiro de tudo, é importante lembrar que cada habilidade é desenvolvida de formas diferentes, desta forma, torna-se necessário entender a importância de cada uma delas em sua empresa, para identificar possíveis melhorias e solução de problemas.


O desenvolvimento das hard skills costuma ser feito através de: palestras educativas, cursos de capacitação, treinamentos e especializações. Já para o desenvolvimento das soft skills, costuma ocorrer o acompanhamento individual de candidates, para identificar suas características e desenvolvê-las. Além disso, palestras e workshops também são ótimas opções para o aperfeiçoamento das soft skills.


Ao oferecer oportunidades de aperfeiçoamento de aptidões, colaboradores tornam-se profissionais mais eficientes e equilibrades, além de mais valorizados no mercado de trabalho.



Conhecer as hard e soft skills de candidates e funcionáries, possibilita oportunidades de crescimento tanto para ambos como para a empresa, o que beneficia a todos!


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo