• Ana Luiza Mendes

Slow Content: que tal desacelerar um pouco em 2021?

Quem aí se sentiu atropelado por 2020? Pois é, nós da Criative também. Começamos um ano novo que já carrega um monte de desafios inéditos causados pelo coronavírus. A forma de nos relacionarmos com as pessoas e com o mundo também foram viradas de ponta-cabeça, e a relação entre empresas e clientes não poderia ser diferente.



A novidade é que: demorou, mas o blog da Cria voltou! E para ajudar você e seu negócio a passarem por todas essas mudanças juntinho de nós, resolvemos inaugurar o ano falando sobre slow content, conceito que propõe um conteúdo de marketing totalmente diferente - e mais saudável também - que já é uma tendência para o ano de 2021.


Sobre a importância de pisar no freio


A rotina de muitos de nós continua acelerada e - precisamos admitir - com uma bagagem bem maior de preocupações. Quem agora trabalha ou estuda em casa sabe mais do que ninguém que a vida não parou, muito pelo contrário: anda exigindo de nós mais do que nunca uma hiperconexão 24h por dia. O horário do expediente agora nem sempre acaba no final do dia quando vamos para casa, afinal, nosso ambiente sagrado de descanso se tornou também nosso ambiente de trabalho. Será que sabemos diminuir o ritmo do conteúdo que consumimos, em meio a uma rotina que nos exige o contrário?


Traduzido para o nosso bom português como conteúdo desacelerado, o Slow Content traz uma nova forma tanto de produzir quanto de consumir conteúdo na internet. Se nos últimos anos acompanhamos o crescimento de um conteúdo cada vez mais numeroso e superficial, agora a tendência é colocar um freio nesse ritmo e focar na qualidade do que é postado.

Mas como trazer isso para o marketing da minha empresa?


As prioridades do slow content vão muito além de métricas e engajamento: adotando esse estilo de postagens, é possível entender que a utilização desse espaço de divulgação para aprimorar um discurso é também um método de conquistar um público realmente interessado em sua proposta.


Para isso, é só seguir uma fórmula básica com três elementos essenciais:


1 - Muita pesquisa!



Fazer um conteúdo menos frequente significa mais tempo para pesquisar a fundo o conteúdo e dissecá-lo em diversos aspectos. Um assunto que no marketing habitual seria citado de forma rasa em um post, pode ser trabalhado de forma detalhada em mais de uma postagem, se necessário.


2 - Um cronograma bem planejado




Agora que você já dividiu o seu tema em diversas partes, faça um cronograma para falar sobre tudo isso nas plataformas digitais que planeja utilizar! É aconselhável ter uma noção sobre o melhor dia e horário para que o conteúdo chegue a mais pessoas. Isso também é aprendido na prática, à medida que vai analisando as métricas e conhecendo melhor sobre seu público alvo. De toda forma, alguns horários são naturalmente melhores para engajamento: existem muitas pesquisas que levam em conta a rotina e os hábitos dos usuários de cada rede. De acordo com o site MLabs, por exemplo, o melhor momento do dia para postar no Instagram é geralmente entre 9h e 11h da manhã.


3 - Storytelling ou arte de uma boa narrativa



Tão importante quanto juntar conhecimento suficiente sobre um assunto é conseguir prender o público na hora de contá-lo! Storytelling é saber narrar seu marketing de forma singular e envolvente, compartilhando experiências para que o receptor possa se identificar e se relacionar com o seu produto.

Além disso, o cuidado com a narrativa também deve estar presente na hora de conectar as postagens entre si. Tanto visual quanto textualmente, cada conteúdo, quanto unido, deve fazer sentido como elementos de uma mesma composição. Essa conexão fará com que o leitor se engaje no seu conteúdo e se torne um consumidor assíduo dele!



O slow content surge no marketing principalmente como uma forma de nos lembrar da importância de repensar nosso ritmo e quantidade de estímulos que forçamos à nossa mente o tempo inteiro através das redes sociais. As postagens constantes nos perfis profissionais podem prometer mais engajamento, mas acredite: mostrando cuidado com a forma com que sua marca e seus serviços chegam até as pessoas é que se conquista aqueles clientes fiéis que constroem uma marca.



Ficaram interessados na proposta e estão dispostos a investir em conteúdo bem planejado e de qualidade? Não se esqueçam que a Criative Jr se dispõe a fazer isso com muito carinho para a sua marca. Aproveitem pra dar aquela olhadinha na nossa cartela de serviços aqui no nosso site ;)



17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo