top of page
  • Foto do escritorMariana Manieri Pires C.

Por que investir no Gerenciamento de Mídias?

Atualizado: 9 de nov. de 2020

Você já parou pra analisar quanto tempo passou na internet hoje? Provavelmente não, mas tenho certeza que foi um tempo razoável do seu dia!



Mais uma vez, nós da Criative vamos te mostrar que não está sozinho: grande parte da população mundial fica muito tempo online e o Brasil é um dos países que mais se destaca nesse cenário, especialmente no que diz respeito às redes sociais. Nosso país é o segundo colocado no tempo gasto em mídias sociais, com uma média diária de 3h34 para cada usuário, segundo o We Are Social em sua pesquisa Digital 2019. O top 10 de redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros é:


  1. YouTube

  2. Facebook

  3. WhatsApp

  4. Instagram

  5. Facebook Messenger

  6. Twitter

  7. LinkedIn

  8. Pinterest

  9. Skype

  10. Snapchat

O uso das redes sociais é prática de 76% dos usuários da internet, uma vez que esta está presente em 71% dos domicílios brasileiros, de acordo com a TIC Domicílios 2019, realizada pelo CETIC - Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação.


É um fato que a vida online já tem um grande valor para os indivíduos e engloba muitos aspectos do dia a dia das pessoas, seja para se comunicar com amigos, familiares ou dar uns matches no tinder, para trabalhar ou estudar, para o lazer, ouvir uma música ou ver um filme e, cada vez mais, para consumir!


As lojas virtuais têm crescido e se destacado, oferecendo praticidade e conforto aos consumidores. De acordo com a pesquisa do CETIC, a procura de produtos e serviços é uma das principais atividades realizadas pelos usuários, sendo uma prática adotada por 59% dos conectados, além de que 39% dos usuários da internet já afirmaram ter comprado produtos e serviços pela via online.



A cada dia fica mais claro que a internet facilita a vida das pessoas de diversas formas e as redes sociais possuem uma grande importância nisso. Inclusive, o período de quarentena que enfrentamos por conta da COVID-19 dificultou que as pessoas de fato frequentassem as lojas físicas, colaborando para que elas migrassem para o meio virtual. Levando tudo isso em consideração, você já imaginou como essas redes podem ser suas verdadeiras vitrines?


Além de uma ponte para relacionamentos interpessoais, as redes sociais também são verdadeiras plataformas de negócios e canais estratégicos para as marcas. Essa tática pode aumentar o seu engajamento, potencializar o seu branding para tornar sua marca ainda mais desejada, e, dessa forma, turbinar o crescimento das suas vendas.


O perfil no Instagram da loja virtual Azzurium Decorações é um exemplo perfeito de que redes sociais podem ser o maior atrativo de uma marca. É nele em que o público se atualiza sobre novidades e promoções e onde são apresentados seus produtos, mostrando ao mesmo tempo funcionalidade e beleza em uma identidade visual que é capaz de traduzir a essência da empresa.




Qual o papel de um Social Media?



Um bom planejamento


Considerando as maiores dificuldades da sua empresa e o que você almeja, o profissional saberá o que deve ser postado, de que forma a mensagem deve ser enviada e em que momentos a sua marca deve se pronunciar.


Desenvolver conteúdos


Como base nos valores da sua marca, na sua identidade visual e que transmitam a essência da empresa, possuindo sempre relação com os produtos ou serviços que são ofertados.


Gestão das redes sociais


Esta também é uma função muito importante: é nesse momento que serão atrelados o planejamento e os conteúdos produzidos.


Análise dos resultados


Com base nas postagens feitas será possível perceber os pontos fortes e pontos fracos da empresa, entender como é o público, do que ele precisa e o que ele quer. Assim, é possível pensar em futuras ações para complementar essa primeira fase do gerenciamento.



Todos esses pontos ilustram muito a importância de se contratar um Social Media, visto que ele está sempre antenado com o mercado, com as tendências e com os principais canais da internet. Apenas possuir uma conta em uma rede social não impulsionará a sua marca nem irá aumentar as vendas: é necessário saber usar essas redes sociais e entender as suas potencialidades. Com base em muito estudo, pesquisa e dedicação em sua área, um profissional na área saberá quais estratégias devem ser seguidas para cada marca.


O conteúdo postado no LinkedIn, por exemplo, não será o mesmo que o conteúdo do Instagram, ou seja, fazer muito o uso de memes na primeira rede e na segunda ficar postando dicas para a sua entrevista de emprego pode não gerar o engajamento esperado, enquanto se o inverso fosse feito, talvez as publicações tivessem um retorno muito mais positivo. As redes sociais possuem públicos e objetivos muito distintos, sendo necessário conhecer e ter domínio profundo sobre suas características. Há diferenças entre todas as mídias e um Analista de Redes saberá como destacar um assunto em cada uma, compreendendo o seu público, sua linguagem, seu alcance e o seu objetivo.


Os estudos de um Social Media também vão muito além do conteúdo e do design de uma postagem, mas também cabe a ele o entendimento das métricas geradas por essas postagens. Alguns pontos são muito importantes de serem analisados, como:


Alcance e engajamento 🎯


O alcance medirá como seu conteúdo está sendo distribuído, ou seja, quantas pessoas estão tendo acesso às suas publicações nas redes sociais. É uma métrica muito boa de ser analisada com o engajamento, que levará em consideração o número de likes, compartilhamentos e comentários de cada publicação. Para isso é necessário muito estudo sobre as funcionalidades de algumas ferramentas como Google Analytics, Facebook Insights, Twitter Analytics, YouTube Analytics, Instagram Analytics ou mesmo do LinkedIn Analytics, que fornecem esses números.


Volume 📈


Atrelado aos itens anteriores, diz respeito ao número de publicações ou interações que estão envolvendo a sua marca nas redes, medindo se as pessoas estão ou não falando sobre você. No instagram, por exemplo, o número de marcação em stories é muito relevante para essa métrica.


Taxa de conversão 💌


Mostra o verdadeiro relacionamento que está sendo desenvolvido entre o público online e sua empresa, ou seja, quantas pessoas viraram leads (consumidores em potencial), clientes ou compraram seu produto.

Tráfego 📬


A análise do número de pessoas que estão chegando no seu site por meio de publicações em redes sociais, junto a uma estratégia de marketing de conteúdo, pode ser essencial para a manutenção desse crescimento.


Além do tráfego que acontece de forma orgânica, através de técnicas adequadas para a produção de um bom conteúdo, existe também o tráfego pago, onde é feito um investimento monetário direto em anúncios ou no destaque exclusivo para o seu conteúdo em determinada plataforma. É para isso que existem ferramentas como Google Ads, Instagram Ads, Youtube Ads, dentre outros.


ROI (Return Over Investiment) 💰


Essa estimativa é muito relevante, principalmente quando se trata do tráfego pago, e mostra o retorno que você obteve com sua aplicação. Para calcular, subtrai-se o custo do investimento do valor total do lucro. O resultado é dividido pelo mesmo valor de custo que foi subtraído.


Retorno do Investimento – Custo do Investimento

ROI = _______________________________________________


Custo do Investimento



O gerenciamento que as redes sociais realmente precisam é muito complicado e exige muito cuidado. É por isso que existe um profissional apenas para isso, que desenvolverá a faceta ideal para a sua marca em cada mídia que for necessária. As redes sociais têm se tornado cada vez mais intuitivas para que qualquer um saiba mexer nelas, mas possuir uma visão estratégica e operacional é a função de um Social Media, e não de qualquer usuário das redes. Para sua sorte, nós prestamos esses serviços e podemos te auxiliar na empreitada de sucesso da sua empresa! 😄



49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page