top of page
  • Foto do escritorBeatriz Senger

Overposting nas rede sociais


Você provavelmente já ouviu falar sobre a “fórmula mágica” das redes sociais, isto é, o planejamento perfeito para a sua rede social pessoal ou corporativa fazer sucesso no meio digital.


Ao longo dos dias nós somos bombardeados com todo tipo de informação. Com a constante mudança nos algoritmos, é necessário que as empresas consigam acompanhar a logística das redes para que seus posts não se percam em meio a tanto conteúdo. No entanto, nesta lógica há um problema também conhecido como overposting ou oversharing.


E o que é overposting?


Overposting nada mais é do que o excesso de compartilhamento de conteúdo nas redes sociais. É uma prática muito comum, principalmente no Instagram. Você já deve ter ouvido falar sobre a necessidade de publicar no mínimo 5 stories, um reels, um post no feed e talvez até mesmo um IGTV todos no mesmo dia! Além disso, existe o fator do “melhor horário” para postagens, que usualmente aparece como favorável às 12 ou 18 horas.


No entanto, esta fórmula pronta pode trazer alguns problemas, como:


  • Posts aparecendo somente no final do feed, obtendo pouco engajamento.


Segundo a plataforma Socialbakers, o Instagram bateu seu próprio recorde de interações durante a pandemia, ficando raramente abaixo de 80%. Desta forma, muitas pessoas e empresas utilizam a plataforma para divulgação de seus serviços e produtos, o que traz muito conteúdo para as redes.

O Instagram não oculta nenhum post, mas é preciso lembrar que os usuários não têm o costume de ir até o final do feed, ou seja, se você fizer 10 posts em um mesmo dia, com horários próximos, eles terão uma chance mais alta de serem ofuscados pelo algoritmo.





  • Feed poluído.


As redes sociais se tornaram um espaço onde todo e qualquer conteúdo pode ser compartilhado. Nesta lógica, os usuários se sentem confortáveis consumindo um pouco de cada assunto que seja de seu interesse. Assim, se todos os posts aparecem ao mesmo tempo, o feed do usuário fica poluído, podendo trazer a perda de seguidores como consequência.




Cada rede social possui um algoritmo específico. Para isso, é super importante que você entenda como cada aplicativo funciona!


O algoritmo do Instagram passou por algumas mudanças ao longo do tempo, antes as publicações eram feitas por ordem cronológica, hoje, os posts mais relevantes aparecem de acordo com o perfil de cada usuário. Por isso, é importante conhecer o seu público e fazer posts baseados em sua persona. Incentivando-os a engajar cada vez mais com o seu conteúdo, por meio de enquetes, quiz, caixinha de perguntas e principalmente as ferramentas do feed (curtir, comentar, compartilhar e salvar).


Para isso, a melhor forma de manter um feed bem organizado e engajado é fazer um planejamento de posts, ou é contratar um serviço de gerenciamento de mídias. Existem algumas ferramentas que podem te ajudar durante este processo. São elas:


  • Trello


Um aplicativo de gerenciamento de projetos que permite organizar e agilizar o trabalho por meio de cards descritivos, onde é possível adicionar datas limite, ideias, checklist e afins, permitindo também compartilhar e ativar lembretes com outros usuários. Está disponível tanto para computador quanto celular.




  • Google Agenda


É um serviço gratuito da Google de calendário online. Com ele é possível definir lembretes, adicionar e convidar outras pessoas para eventos online, marcar compromissos e receber todas as notificações no celular e computador.




  • Todoist


É um aplicativo disponível também para a web que permite criar uma lista de tarefas para serem realizadas, separando-as por categorias como pessoal, trabalho e lazer. Possui uma interface elegante e fácil de utilizar. E também um objetivo diário a ser cumprido no app para que o usuário mantenha seu foco.






Cuidar das redes sociais é extremamente necessário para quem deseja se destacar neste meio, uma vez que demonstra sua preocupação em ir além de somente entregar um serviço ou produto de qualidade para o seu público alvo. É importante lembrar que as redes estão em constante mudança, e é necessário se adaptar a elas!


Agora com estas dicas, fica mais fácil atentar-se para os seus posts e o perfil da sua marca!




173 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page