top of page
  • Foto do escritorBeatriz Endo

Motivos para aderir ao audiovisual para vender

Atualizado: 28 de jun. de 2021



As pessoas consomem muitos produtos audiovisuais, seja um filme, uma videoaula, vídeos de dança ou os inúmeros cursos online que a internet proporciona. Possibilitados pelas várias tecnologias existentes, fica evidente o alto consumo quando é a audiência de canais, a quantidade de visualizações nas plataformas de streamings e também as grandes bilheterias de cinema são divulgadas.


Então por que não utilizar isso a seu favor?



Os audiovisuais são formas práticas de fazer anúncios e ao mesmo tempo chamar a atenção do público, seja para o comércio ou ideias que quer compartilhar. Sua mensagem pode fazer com que o cliente sempre se lembre da sua marca! Vai dizer que você não lembra da propaganda de um produto que vira sorvete sendo apresentado por duas crianças em um iglu?







Sendo assim, apresentamos cinco motivos para você aderir o audiovisual:


  • Facilidade de compreensão

Os audiovisuais oferecem várias ferramentas como gráficos e legendas, que contribuem para que o consumidor entenda de forma fácil a mensagem que a empresa quer passar, e conseguindo colocar muitas informações em apenas alguns minutos.

Podendo realizar, por exemplo, tutoriais dos produtos, animações e divulgar opiniões favoráveis. Segundo a análise do Google de 2018 as pessoas passaram a ver 2 vezes mais um vídeo contendo informações sobre um produto e 12 vezes mais sobre como funciona um produto no YouTube.




  • Multiplicidades de canais

As pessoas têm acesso aos audiovisuais pelas TVs, redes sociais, plataformas de streamings e ferramentas de pesquisas da internet. Algumas dessas plataformas são exclusivas para os vídeos como o TikTok e YouTube, de acordo com estudo do Google de 2019, 40% dos consumidores compraram um produto porque descobriram no streaming.

As redes sociais criaram um espaço somente para apertar o play, como o Reels do Instagram, ou a reprodução automática do Facebook e Twitter. Há também o Google, que possui a ferramenta “vídeos” na barra de pesquisa. Existem ainda aplicativos de mensagem como o Whatsapp, que ajudam no compartilhamento.


Em 2020, com a alta do uso do TikTok e da ferramenta Reels do Instagram, as marcas investem em vídeos curtos de qualidade e conteúdo que chamam a atenção do público, utilizando também as influenciadoras digitais da própria marca, como por exemplo:


A influenciadora Lu do Magalu possui um canal no youtube que já ultrapassou 1 milhão de seguidores em que responde dúvidas e faz vários vídeos interagindo com os clientes. A influencer também participa ativamente do Instagram, no qual faz desafios que estão em alta na internet, assim como a divulgação de parcerias da marca.


  • Ligação com o público

Através de um vídeo, você consegue envolver, emocionar e inspirar os espectadores. Desse modo, a mensagem fica na memória, criando um vínculo com o espectador. Além disso, as pessoas se identificam e veem a necessidade de ter o seu serviço/produto.


Outro exemplo de é a Natura. Utilizando a multiplicidade de redes sociais e ferramentas disponíveis, a influencer digital da Natura, Nat utiliza dos vídeos para se aproximar cada vez mais do seu público, participando de várias tendências das redes e buscando se conectar e alcançar à todos, ensinando cuidados com a pele e exibindo sua rotina pelas redes sociais.




  • Reconhecimento

Através do audiovisual é possível ter um engajamento maior, tendo sua página e marca em evidência nas redes sociais.


  • Vendas e clientes

Quando é divulgado um vídeo sobre o seu produto, as pessoas começam a procurar sobre ele e assim transformando essa pesquisa em consumo. Segundo estudos da Brightcove, 46% do público que visualizou um audiovisual sobre um produto, comprou o mesmo.


De acordo com a pesquisa do Animoto, 93% das empresas relatam que obtiveram um novo cliente, após os usuários assistirem a um vídeo do negócio.


São imensas as vantagens dos audiovisuais e, tendo um material bem construído sua empresa fará sucesso e terá credibilidade. Além de todas as vantagens, permite que uma multiplicidade de pessoas assista, dando maior acessibilidade, não ficando somente no público alvo, conquistando novos espaços e possíveis clientes.


E então? Com essas dicas fica mais fácil de engajar sua empresa e levantar a sua marca!


85 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page