top of page
  • Foto do escritorAutor

Introdução ao inbound marketing

O marketing vem mudando nos últimos anos, e tudo indica que ele irá mudar ainda mais nos próximos. Nós, da área da comunicação, estamos estudando para compreender o caminho que ele está tomando. O marketing eficaz e bem feito deixou de se parecer com um alerta, se aproximando cada vez mais de um imã de atração, levando os clientes até a sua empresa. Os consumidores estão mais exigentes, pedindo cada vez mais informações e menos interrupções.


Logo, quem souber produzir um bom conteúdo e arranjar formas de entregá-lo, vai atrair mais público, fechar mais negócios e conquistar mais fãs. Muito em breve, você descobrirá que essa forma de produzir marketing não será mais um diferencial, mas sim, uma questão de sobrevivência no mercado.


Onde entra o inbound marketing nessa história?


Você já teve a experiência de folhear uma revista e pensar: “mas aqui só tem propaganda”? Também já aproveitou o intervalo comercial na televisão para ir ao banheiro ou para fazer pipoca, afinal, “está na hora da propaganda”?. E a gente tem certeza de que você já se sentou no cinema, doido para ver um filme do seu diretor favorito ou da sua série queridinha e pensou “mas não começa logo esse filme, só tem propaganda!”?


Isso porque o marketing tradicional vincula propagandas em “locatários de atenção”. São formas de alugar o tempo e a atenção do cliente, conquistando-o de outra forma. Entretanto, percebe-se que de alguns anos para cá os consumidores estão com aversão à propagandas ou programações que claramente visam a venda.


Então em 2005, Brian Halligan, CEO da HubSpot, desenvolvedora e comerciante de produtos de software, inaugurou o termo inbound marketing. O marketing “direcionado para dentro” é um conceito que se opõe ao outbound marketing, que é o marketing tradicional, aquele que busca o cliente com mensagens que chegam aonde ele estiver.


O inbound marketing busca produzir conteúdos relevantes ao consumidor em algum momento, para que ele encontre quando precisar resolver um problema ou atender a algum tipo de necessidade. Essa estratégia de marketing parte da premissa de que o poder está cada vez mais com o consumidor e menos com o anunciante. Assim, cabe ao cliente escolher a marca que quer consumir, e não ao anunciante interromper o seu cotidiano com ofertas invasivas.


Mas calma lá! Não estamos falando de forma alguma que investir apenas em inbound marketing é uma estratégia definitiva. O que acreditamos é que essas duas estratégias devem ser usadas em conjunto, o que não acontece dentro da maioria das empresas, afinal, elas normalmente investem apenas no outbound. Nós da Cria acreditamos que essas duas formas de vender devem ser equilibradas para gerar melhores resultados. Quanto mais integrada estiver a comunicação, mais resultados uma empresa poderá colher.


Metodologia do inbound marketing


A metodologia do inbound marketing é melhor visualizada como um processo, no qual os consumidores passam por várias etapas, que são: atrair, converter, relacionar e vender. Para ilustrar melhor as 4 etapas do inbound marketing, selecionamos um vídeo do canal Wiggle Comunicação. Confira:



O inbound marketing é uma das melhores formas de se fazer presente no mercado do mundo atual. Ao invés de distrair e interromper, afastando seus clientes, você os atrai com um conteúdo relevante. E como nem todos os consumidores são iguais, você deve saber conversar com eles de forma diferente em cada etapa do funil de vendas.


A boa notícia é que no inbound marketing não existe espaço para palpites: inúmeras ferramentas existem para medir com precisão o que funciona e o que não funciona, o que dá resultado e o que não dá. Cada análise de resultados traz informações que ajudam a desenhar a estratégia seguinte, ou seja: a cada campanha, entende-se melhor o público, e consequentemente, a conquista do cliente é mais eficiente.


Esperamos ter ajudado você a entender um pouco mais do processo de atrair, cativar e manter grandes relacionamentos com os seus clientes agora e no futuro. Qualquer dúvida que surgir, fale com a gente! Estamos sempre dispostos a ajudar...

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page