• Maria Eduarda Carneiro

Inbound Marketing

Atualizado: Ago 29

Hoje vamos esclarecer o que é o Inbound Marketing ou Marketing de Atração, visto que essa é uma estratégia muito usada pelas marcas hoje em dia. Basicamente, se trata de atrair os clientes oferecendo a eles conteúdos úteis, que solucione algum problema ou dúvida, antes mesmo de pensar em vender alguma coisa. Dessa forma, as marcas criam um relacionamento com seu público e demonstram o quanto elas são relevantes.


Nesse caso, os produtos ou serviços são encontrados por pessoas realmente interessadas neles, diferente do que muitas vezes acontece nas propagandas da televisão, concorda? Aposto que já aconteceu com você de ser interrompido por aquela propaganda que não tinha nenhuma relevância.


Esse é um outro ponto, o Marketing eficaz e bem feito, cada vez menos se parece com um alerta, e sim com um imã de atração. Os consumidores estão pedindo mais informações e menos interrupções com propagandas que não os interessam.


Por fim, é importante que você saiba que na estratégia de Inbound, os consumidores passam por várias etapas, e as principais delas são: atração, conversão, relacionamento, vendas e encantamento.


  • Atração: Aqui, o intuito é a criação de conteúdos de valor para que as pessoas cheguem até você. Você pode fazer isso com posts nas redes sociais, matérias em blogs, entre muitas outras formas. O importante é sempre pensar onde seu público está.

  • Conversão: Agora que esse público já chegou ao seu canal, você precisa converter esses visitantes em leads, ou seja, conseguir algum contato para continuar se relacionando com eles. Você pode usar formulários, landing pages, o que for melhor para o seu negócio.


  • Relacionamento: Depois, é importante que você entenda sobre funil de vendas para traçar os próximos passos. Seu lead já reconheceu que tem um problema? Já está preparado para a compra? É aqui que você vai ter essa resposta e descobrir como seguir. Você pode usar e-mail marketing, mensagem via direct, lembrando sempre que cada cliente estará em um momento de compra diferente.


  • Vendas: Chegou a hora de ser recompensado por todo o seu esforço! Depois de consumir muito conteúdo de valor, seu cliente vai estar pronto para comprar o seu produto ou serviço e a sua missão é fazer com que ele tenha uma ótima experiência. Então, facilite tudo que for possível e não esqueça que o bom relacionamento também é essencial nesse momento.


  • Encantamento: Muitas pessoas pulam essa etapa depois de já terem realizado a venda, mas isso não pode acontecer. É essencial que você continue se relacionando com seu cliente, pois além de fidelizá-lo, ele também será cada vez mais promotor da sua marca.


Esse foi um panorama geral sobre o Inbound Marketing. Lembrando que atualmente existem diversas ferramentas que você pode explorar e adaptar a melhor pro seu negócio. Esperamos ter ajudado você a entender um pouco mais a respeito do assunto. Caso tenha dúvidas, estamos a disposição para te ajudar!

e

38 visualizações

Copyright © 2019 Criative Jr. Todos os direitos reservados.