top of page
  • Foto do escritorCamila Humphreys Prado

Como manter uma relação saudável com as redes sociais

Hoje, mais do que nunca, nos vemos dependentes das redes sociais para interagirmos com as pessoas, e, principalmente por conta da pandemia, estamos passando por um momento onde praticamente todo negócio depende das redes sociais para ter visibilidade e conseguir vender seus produtos/serviços.


Assim, é muito difícil separar momentos de lazer com momentos produtivos, tendo em vista que tudo se concentra em uma plataforma só. Nesse contexto, a tarefa de manter uma relação saudável com as redes sociais tem sido cada vez mais desafiadora no nosso dia a dia.


Por isso, elaboramos 7 dicas de ouro para que você não se sinta tão dependente dessas ferramentas! Se liga:


1. Não se sinta pressionade para responder uma mensagem de imediato.


Afinal, se for um assunto de real urgência, a pessoa ligará para você. Claro que, quando falamos de negócios, é importante que tenha eficiência na hora de responder clientes ou tratar de assuntos da empresa, mas também é fundamental que você imponha limites em seus horários.


Não se preocupe em responder mensagens quando já ultrapassou o seu horário de trabalho, afinal, ninguém é uma máquina de produtividade o tempo todo.



2. Desative notificações desnecessárias.



Quando nosso celular recebe notificações o tempo todo, perdemos o foco de algo que estamos fazendo para algo desnecessário. Isso faz com que estejamos conectados o tempo todo, o que pode ser extremamente tóxico para a sua rotina.


Para muitos, essas notificações também podem gerar pequenas ansiedades que se acumulam e pesam muito no final do dia, além do sentimento de precisar estar sempre por dentro de tudo. Relaxe, respire, e separe um tempo para intervalos pessoais se quiser checar as redes sociais.


3. Pare de seguir perfis que não fazem mais sentido para você.


Muitas vezes sentimos uma certa necessidade de continuar seguindo pessoas com realidades e rotinas que já não fazem mais sentido com o que gostamos de consumir diariamente.


Desprenda-se desse sentimento de culpa por unfollow, siga apenas conteúdos que você realmente gosta de consumir. Já pensou em fazer uma limpa em quem você segue? Garantimos que será um grande peso tirado de suas costas!




4. No seu tempo livre, dê prioridade para atividades que não incluam o seu celular.


Muitas vezes, nem temos mais o que olhar nas redes sociais, mas mesmo assim continuamos por horas, criando um ciclo vicioso, cansativo, e totalmente prejudicial para a saúde (desde problemas de vista, coluna e até mesmo problemas psicológicos).


É importante reconhecer este problema e, a partir disso, tentar se ocupar com outras atividades que podem ser mais edificantes do que olhar para o nada no celular. Livros, hobbies, atividades físicas, filmes ou séries podem ser ótimas opções para se ocupar! Basta encontrar as melhores alternativas para você :)


5. Evite dar boa noite e bom dia para o celular.


Inúmeras pesquisas já comprovaram que mexer no celular antes de dormir e ao acordar é totalmente prejudicial à saúde. Tente encerrar suas ações no celular mais ou menos 1h antes de dormir e, de manhã, use apenas quando se sentir 100% acordade. Isso pode revolucionar a qualidade do seu sono e da sua rotina.



6. Esteja por dentro do seu monitoramento de uso.


Em todo celular está disponível a função de monitoramento de uso, uma ferramenta que mostra quanto tempo você ficou no celular e quais aplicativos foram mais usados nesse tempo. Tendo esse controle, fica mais fácil criar uma meta pessoal de tempo de uso do seu celular, ressignificando o sentido da frase “menos é mais”!


7. Baixe apps que te ajudem nesse processo.


Alguns apps podem te incentivar a criar uma rotina saudável com o celular, como por exemplo, Forest - disponível para IOS e Android, que consiste em cultivar uma floresta virtual dependendo do tempo que você fica sem usar o celular, ou seja, quanto menos você usar, mais a sua floresta vai crescer!


Uma iniciativa que vai além do universo digital graças à parceria com a organização “Trees for the Future”, que já reverteu essas florestas virtuais em mais de 300 mil árvores plantadas.



Todas essas mudanças podem ser difíceis de se acostumar, mas com certeza são indispensáveis para uma relação minimamente saudável nesse contexto de home office e distanciamento social.


E lembre-se que, de nada adianta skin care se nem cuidamos desses pequenos detalhes que fazem toda diferença no nosso dia a dia. Tira a cara do celular e se cuida!


65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page