top of page
  • Foto do escritorMaria Eduarda Carneiro

10 dicas para acabar com o bloqueio criativo

Atualizado: 30 de out. de 2020


Você já passou por aqueles dias em que parece que todas as suas ideias sumiram e você nunca mais vai conseguir criar nada realmente bom?



Um exemplo pouco exagerado, né?


Mas é exatamente assim que o bloqueio criativo funciona: de repente parece extremamente difícil ter novas ideias ou mesmo executar aquelas ideias que você já teve.


Se identificou? Tá tudo bem! Esse bloqueio é um momento comum entre os criadores. Aqui, com o pessoal da Criative, isso também acontece. UHHH, se acontece… a verdade é que não somos criativos 24 horas por dia.


Agora que já sabe que não está nessa sozinho(a), vamos te dar algumas dicas muito valiosas que nos ajudam nesses momentos.


Primeiro, é preciso identificar o que pode estar causando esse problema. Normalmente, essas são as principais causas do bloqueio criativo:


Criar sob pressão


Deixar as tarefas para cima da hora pode ser um problema. Criar algo sob pressão pode te deixar nervoso/ansioso(a) e acabar atrapalhando o processo.




Perfeccionismo


Se preocupar muito em fazer um trabalho perfeito e não conseguir sair do lugar. Já aconteceu com você?




Excesso de ideias


Ter muitas ideias, mas não saber por onde começar. A indecisão e o turbilhão de pensamentos também podem nos travar na hora da criação.




10 dicas para a sua criatividade voltar a fluir


1. Organize sua agenda


Não deixe para fazer em cima da hora trabalhos que dependam da sua criatividade. Se organize para começar com antecedência e fazer com calma.


2. Escolha seu horário mais produtivo


Todos nós temos um período em que o trabalho parece render mais. Observe se você funciona melhor de manhã, de tarde ou de noite e priorize esses horários para tarefas criativas.


3. Tenha atenção total


Não tem como ter ideias fazendo várias coisas ao mesmo tempo ou com distrações por perto (celular, barulho, pessoas te chamando). Uma dica é o aplicativo Forest App, um game de celular que incentiva seus usuários a passar um tempo longe dos seus smartphones. Uma ótima pedida pra quem tem aquele vício de abrir a tela do celular e atualizar o feed o tempo todo.


4. Busque inspirações


É sempre bom ir atrás de referências. Assim, você conseguirá ter noção do que quer e do que não quer no seu projeto, além de se atualizar das tendências. Para isso você pode usar o site do Behance, ótimo para referências artísticas visuais, audiovisuais e sonoras, ou o Pinterest, uma rede social de compartilhamento de fotos cuja proposta é exatamente essa: trocar inspirações.


5. Anote tudo


Coloque tudo que pensou no papel. Deixe seus pensamentos fluírem e vá anotando TODAS as ideias. Nesse processo não tem certo ou errado, anote tudo o que vier na mente. É o famoso brainstorming: abrir espaço para os pensamentos mais variados e, a partir deles, desenvolver suas ideias!


6. Faça uma triagem das suas anotações


Organize tudo que você listou e veja o que dá para aproveitar e o que não faz sentido. Dessa forma você mantém só o essencial à disposição e fica muito mais fácil encontrar as ideias que devem ir para frente.


7. Faça esboços


Os rascunhos não são importantes só quando se trata de uma ideia escrita. Isso vale para tudo, quando for escrever, desenhar, fazer um design. É o que vai te ajudar a dar o primeiro passo!


8. Não fique preso em uma ordem


Já tem a ideia do último parágrafo do texto? Reserve um lugar separado para escrever e não perder nenhum pensamento importante! Como em um quebra - cabeças, uma hora as ideias se encaixam.


9. Troque ideias


Converse com outras pessoas. Isso pode te ajudar a validar suas ideias e também ter a opinião de alguém de fora que pode te sugerir algo que você nem mesmo tinha pensado.


10. Tire um tempinho do projeto


Ficar muito tempo focado em algo pode acabar te impedindo de pensar além. Faça uma pausa, tome um banho, coma alguma coisa. São nesses momentos que surgem as melhores ideias!



É isso que fazemos por aqui! Esperamos muito que essas dicas te ajudem a acabar com o bloqueio criativo e que você consiga realizar seus projetos sem maiores problemas. Tem alguma outra dica que deixamos de falar? Deixe nos comentários, vamos adorar saber!


Qualquer dúvida, estamos à disposição! :)

89 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page