top of page
  • Foto do escritorAutor

As competências e habilidades necessárias para a gestão de pessoas


Você certamente já pensou (ou ainda pensa) que gestores de pessoas são apenas chefes de empresas, líderes da sociedade ou pessoas com status de referência em determinado ambiente social. Mas não é assim. Todos nós, em algum momento, teremos que agir como gestores de pessoas. E a justificativa é simples. Quer saber qual é? Então se liga nesse texto!

Gerir pessoas não significa apenas estar no controle de um um grupo de empregades, designando tarefas, pedindo resultados ou ser pura e simplesmente um/uma “líder”.

Gerir pessoas diz respeito à nossa qualidade e capacidade de interação social e às nossas concepções individuais, que, com certos elementos devidamente trabalhados e compartilhados, contribuem para o melhor funcionamento de uma organização, seja ela do tipo que for (tradicionais, familiares, não hierarquizadas, governamentais ou não, etc).

Esses elementos são conhecidos como competências e habilidades. Primeiramente, então, vamos definir cada um:

- Habilidades: são características presentes em todas as pessoas desde seu nascimento, ou seja, a capacidade que cada pessoa possui para realizar alguma tarefa, sem que ela precise de treinamento para isso.

- Competências: são conhecimentos adquiridos ao longo da vida, seja por ensinamentos, treinamentos ou pela própria experiência. As competências podem ser cada vez mais aprimoradas e adquiridas de acordo com a necessidade ou interesse.

Definidos os conceitos acima, vamos listar algumas das mais importantes competências e habilidades para gestores de pessoas:

  • Saber trabalhar em equipe

Saber conviver coletivamente em uma instituição e saber administrar todo um grupo é muito importante para que os trabalhos se desenvolvam facilmente e sem conflitos. A ajuda mútua é indispensável, mas precisa ser planejada.




  • Conseguir administrar conflitos

Tanto pessoais quanto de outras pessoas. A resolução de conflitos exige calma, diálogo, empatia e justiça. Deve-se entender todas as partes e procurar o melhor caminho para ambas e, consequentemente, para a instituição. Administrar pessoas requer um trabalho contínuo de aptidão social e equidade.


Gif: Dribbble | Manuel Neto


  • Ter boa comunicação

Umas das mais importantes competências, pois está atrelada diretamente com o bem-estar e com a organização. Uma boa comunicação, clara e objetiva, contribui para a realização de qualquer outro processo, evitando estresse, desorganização e discussões. A boa comunicação se dá por meio da fala e escrita, mas também pela escuta e entendimento da colocação do outro.





  • Ser proativo com o trabalho e com o aprendizado

Ter iniciativa é fundamental. Ela é capaz de motivar e influenciar positivamente outras pessoas, a partir da determinação que lhes são demonstradas. Além disso, estar um passo à frente dos acontecimentos pode gerar muitas facilidades.




  • Demonstrar uma liderança inclusiva e participativa

Uma liderança capaz de guiar outras pessoas sem rebaixá-las aos seus pés. Motivar e desenvolver quem está ao seu redor, colaborando com o todo. Para isso, são fundamentais a empatia e a receptividade, assim como conhecer bem quem está ao seu lado.




  • Saber se organizar plenamente

Definir tarefas, prazos e horários é essencial para uma gestão eficiente, pois assim é possível a realização de qualquer processo sem que haja empecilhos, além de contribuir para uma visão total do que acontece ao seu redor. Definindo os passos a serem seguidos, contornar obstáculos se torna um desafio simples.

Além destas, ser ético/ética e ter responsabilidade são imprescindíveis.




A função da gestão de pessoas é gerar um ambiente confortável, organizado e cooperativo. Por isso, trabalhar as competências e habilidades aqui apresentadas não pode ser uma exclusividade de chefes das empresas, tão pouco se aplica apenas a grandes instituições e hierarquias definidas.

Funcionários, microempreendedores, empresas familiares e instituições horizontais também devem aprender a estimular suas competências. Tratam-se de elementos que aprimoram o convívio do trabalho e contribuem para os resultados esperados.


A gestão de pessoas está em todos os lugares, então devemos aprender como utilizá-la da melhor maneira possível. Você acredita que no seu ambiente de trabalho existe um bom funcionamento e uma boa interação entre todos? Que tal começar a desenvolver suas competências? Garantimos que vai ajudar muito!


94 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page