• Autor

A importância de influencers virtuais no mercado.


Atualmente, o uso de personas pelas marcas aumentou drasticamente, se você ainda não sabe o que é persona, não se preocupe! Neste texto aqui a gente te explica direitinho <3


Criar uma persona ajuda a marca a criar conteúdos mais atrativos e com mais chances de chamar a atenção do público, e isto se tornou um dos pontos principais na estratégia de marketing, pois cada vez mais as pessoas estão levando em consideração o consumo apenas de marcas que compartilhem das mesmas ideias.


Nos últimos anos, uma revolução foi provocada pela chegada dos influenciadores digitais no marketing, a utilização dessa ferramenta se tornou vital para ter relevância no mercado e revolucionou a publicidade. Pensando nisso, em conjunto com a relação entre personas-marcas já estabelecida, nascia uma nova ideia: os influencers virtuais, que são inteligências artificiais gerenciadas para representarem a marca da forma mais íntegra possível, ajudando os clientes e também gerando empatia pela marca.


Um bom exemplo disso é a Magazine Luiza. Dentro das suas estratégias de marketing, a empresa criou o Luiza Labs: uma área de inovação e tecnologia da corporação. Desta forma, a marca produz conteúdos exclusivos e se dedicam a criar novidades e tornar a vida dos clientes mais fácil.


Foi com o Luiza Labs que surgiu a ideia da Lu, a influenciadora digital criada pela marca na qual possui mais de 21 milhões de fãs nas redes sociais, sendo elas TikTok, Facebook, Instagram e até mesmo o Youtube, onde ela responde dúvidas dos clientes e atinge seu público-alvo!


Com essa estratégia, as vendas da empresa cresceram 49% no segundo trimestre de 2020, de acordo com os resultados publicados pela própria empresa aqui.



Outra empresa que aderiu ao influenciador digital é a Casas Bahia. Desde 1960 a empresa tem um mascote que representa a marca, o baianinho, que passou por várias modificações conforme o tempo e agora é chamado de CB, um adolescente que compactua com várias causas atuais.


Se liga nessas mudanças!



De acordo com Ilca Sierra, diretora de Marketing e Comunicação Multicanal da Via Varejo, CB deixou de ser apenas um mascote que auxilia na identificação dos pontos de venda para se tornar assistente virtual e influenciador da marca. Seu design foi inspirado nas produções da Disney e Pixar, com o objetivo de incorporar uma linguagem moderna.





Em 2018, a Natura também aderiu ao novo momento e desenvolveu a forma humana da Nat, sua assistente virtual, que antes não possuía um formato e tinha uma funcionalidade básica. A Nat se define como “consultora de Beleza Natura, Influenciadora Digital, Porta-voz da Natura no Twitter, apoiadora de causas socioambientais e “mãe” do Murumuru” e segundo a Natura, ela foi desenvolvida pensando na imagem de mulheres de idades, estados e realidades de vida diferentes. A Nat tem uma importância muito grande para a empresa, hoje ela fornece informações completas, têm maior aproximação com o público, e traz uma certa humanização para a marca. No Twitter, o perfil oficial da marca Natura é comandado pela Nat e possui mais de 170 mil seguidores.





Com isso, podemos observar que a chegada de assistentes virtuais baseadas em uma persona revolucionou o mercado, e se tornaram uma importante ferramenta para a estratégia de marketing e também uma possível tendência.


Criar um influenciador virtual personalizado para a sua marca pode ser um pouco difícil para quem está começando, no entanto, existem muitas outras estratégias de marketing que podem alavancar a sua empresa, como a criação de um mascote, por exemplo.

O ideal é descobrir qual estratégia se encaixa melhor no conceito da sua marca e buscar acompanhar as tendências!





20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo