• Autor

A importância da identidade visual e como aplicá-la.


Ter uma identidade é importante não apenas para as pessoas em sociedade, mas também para empreendimentos como um todo, para serem reconhecidos e lembrados. Por isso, a identidade visual é uma estratégia vista como prioridade para qualquer negócio. Aqui no nosso blog já temos um conteúdo sobre os erros mais comuns ao criar uma Identidade Visual para sua marca, você pode conferir clicando aqui.


Mas o que é identidade visual?

A identidade visual é uma construção de vários elementos gráficos e visuais responsáveis por criar uma atmosfera a respeito da empresa, é basicamente a personalidade de uma marca sintetizada e exposta ao mundo. Os principais elementos que compõem o desenvolvimento de uma identidade visual são: logotipo, tipografia, paleta de cores e texturas. Ela tem o papel de gravar na mente do público, de forma rápida e objetiva, qual é a missão e quais são os valores da sua marca, para os seus clientes se conectarem com as suas ideias à primeira vista.

Por que criar uma identidade visual?

É muito simples, porque com ela é possível definir de forma visual e prática quem é a empresa, o que leva ao reconhecimento de uma marca. Desta forma, alinhando os conceitos da marca com uma forte presença visual, cria-se um sentimento de proximidade e identificação do cliente, chamamos isso de “branding”.

Nos tempos atuais, as mídias digitais, principalmente o Instagram, vêm sendo utilizadas para consolidar a identidade visual das marcas e por isso, se faz necessário algo que atraia e fixe a atenção do seu cliente em potencial. No nosso Instagram da Criative, por exemplo, procuramos manter sempre a identidade visual bem definida e marcante.

Criative Jr.


Grandes nomes do mercado são representados por cores e formas que despertam a nossa memória até mesmo de forma inconsciente. Existem empresas que trabalham sua identidade visual tão bem ao ponto de serem reconhecidas apenas por suas cores. Pense em um fundo vermelho com um M amarelo... Se você pensou no McDonalds acabou de comprovar a eficácia da identidade visual. É impossível ver um desses elementos e não lembrar imediatamente da marca, mesmo sem querer.



logosmarcas.net


Como posso criar uma identidade visual do zero?

Bom, o conceito é simples, mas colocá-lo em prática requer uma análise detalhada que indique o que você realmente quer expor aos seus clientes à primeira vista. A seguir te daremos algumas dicas sobre onde você pode começar.


Para criar uma identidade visual efetiva é importante conhecer bem o público alvo com quem a sua marca quer se comunicar e observar o universo desse cliente. Saber quais são os interesses do seu público, qual conteúdo eles mais consomem, e quais são suas necessidades é essencial para o fortalecimento de qualquer marca. Por exemplo, um empreendimento voltado para crianças deve apostar em uma identidade mais divertida e colorida.


mundodasmarcas.blogspot.com



Também é de extrema importância entender profundamente qual a missão da sua marca, seus valores, e a sua posição no mercado. Para isso a importância de se ter uma persona bem definida. A persona representa o que a marca tem a oferecer e como ela quer se conectar com o cliente, é basicamente a personalidade da sua marca aos olhos do público. A junção do propósito do seu negócio com os interesses do seu público nortearão a criação da sua identidade visual.


A partir disso, você pode criar um “brainstorming” (traduzido para o português como “tempestade de ideias”) para anotar todas as informações listadas acima e todas ideias que vierem à sua mente, lembre-se: nenhuma ideia é pequena demais!



idealmarketing.com.br


A paleta de cores utilizada também é de extrema importância pois, as cores despertam sentidos e ativam memórias, assim precisam ser muito bem analisadas antes da aplicação. Além disso não deixe de conferir nosso post sobre como combinar as cores a partir do círculo cromático.



www.publicitarioscriativos.com


Alguns elementos são fundamentais e interferem na imagem que você quer passar, então uma boa dica é pensar na funcionalidade e na estética de cada um desses elementos, que deverão entrar em harmonia. Por isso é importante ficar atento à tipografia, cores e formatos que serão utilizados nesse processo.


Agora com o esboço da identidade visual, é hora de colocar a mão na massa e explorar sua criatividade. Pegar o conceito e aplicar visualmente pode parecer difícil a princípio, por isso não tenha medo de fazer diferentes experimentações.

Lembre-se que cada empresa tem uma necessidade diferente de veiculação para apresentar o seu negócio, mas mesmo assim o rosto do seu negócio precisa ser sempre o mesmo aos olhos do cliente. Por isso busque criar uma identidade visual coerente e flexível que possa se adaptar facilmente a diferentes formatos, sem perder a essência da sua marca.

Agora que você chegou até aqui, esperamos que você tenha aprendido como desenvolver uma identidade visual para a sua marca. Trabalhar com uma identidade visual bem definida pode te destacar cada vez mais aos olhos dos consumidores!


25 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo