• Autor

A Ferramenta S.M.A.R.T


Durante o planejamento de um projeto você provavelmente já passou pela sensação de estar perdido ou talvez complicando demais algumas tarefas que são fáceis de resolver. Por exemplo, quando você planeja alcançar uma nova meta mas no meio do percurso observa que seu planejamento não contava com alguns fatores internos e externos, ou até mesmo quando se dá conta de que o prazo estipulado não era o suficiente.


gif

Apesar de serem situações bem chatas, tudo isso é completamente normal!


Geralmente, esse tipo de evento ocorre por termos uma certa dificuldade em estabelecer metas que precisam da nossa atenção durante a organização do plano de trabalho e que sejam mensuráveis, alcançáveis e ao mesmo tempo realistas.






Com o fim de dar um basta nessa confusão, o escritor e professor austro-americano Peter Drucker desenvolveu uma ferramenta para facilitar e auxiliar o planejamento de metas. Essa ferramenta foi batizada como “S.M.A.R.T.”, siglas para specific, measurable, achievable, relevant e time-based (Em português, Específico, Mensurável, Alcançável, Relevante e Temporal, respectivamente).


Ao enquadrar uma meta dentro dessas categorias, a ferramenta traz a possibilidade de limitar e separar os afazeres, possibilidades, pontos negativos e positivos que vão ser úteis para você analisar durante a elaboração do projeto, proporcionando uma melhor visualização das fases de criação e o que pode realmente ser feito.


Basicamente suas metas tem que considerar as especificidades e possibilidades de como alcançá-la, como também a relevância da mesma e o prazo adequado, da seguinte forma:



gif

Specific (Específica): Determinar se ela é clara e objetiva o suficiente para que não surjam dúvidas demais durante o projeto, assim evitando possíveis confusões.


Measurable (Mensurável): Dizer que a meta consegue ser medida, para que o progresso seja perceptível durante a execução de uma tarefa específica.


Você pode usar o Trello para fazer isso, já que o site permite que você crie vários cards diferentes que possibilitam fazer anotações sobre o andamento do projeto e marcar as etapas que forem sendo cumpridas conforme o tempo passar.


Achievable (Alcançável): Saber se uma meta pode ser cumprida dentro das circunstâncias em que o empreendedor se encontra. No papel, a maioria das ideias parecem ser possíveis, mas para colocá-las em prática é preciso tentar levar em conta tudo o que possa dar errado e ainda lidar com todos os contratempos que podem surgir.


Muitas vezes são estes detalhes que atrasam os projetos e podem até prejudicar algum cliente. Então, o bom senso é a chave para se limitar a algo que seja um desafio e te ajude a aprender, mas que não seja inalcançável.

Relevant (Relevante): Nesse momento, é interessante pensar na relevância que o projeto teria, tanto para o empreendedor, quanto para o espectador. A relevância pessoal é importante para que o empreendedor se identifique com os seus processos e se mantenha comprometido e engajado com o que faz. Ao mesmo passo, é muito interessante que o projeto também busque ter algum grau de importância para sociedade em geral, seja a em que o empreendedor esteja inserido ou não.


Time-Based (Temporal): Essa é, resumindo, a noção de que você deva estabelecer um tempo limite para concluir a meta. Pode ser um dia, uma semana, uma quinzena, um mês, tudo depende do que você tiver em mente.


Para que você possa se organizar visualmente melhor nessa etapa vale muito o uso de aplicativos próprios para organização de metas, como por exemplo o aplicativo ToDo da Microsoft. Neste você pode adicionar toda uma equipe a um grupo de metas e após estipular a data o aplicativo vai se encarregar de manter todes avisados via e-mail ou celular dos prazos.



Em suma, a ferramenta S.M.A.R.T. é uma sistematização do “Pense antes de agir”. Quando alguém quer começar a colocar a mão na massa com o que quer que seja, buscar estabelecer metas que estejam de acordo com esses parâmetros é um jeito ideal de começar.


Tirar todas as suas ideias do papel tornam o processo mais simples. A ferramenta S.M.A.R.T permite com que seja mais fácil traçar objetivos em congruência com a sua empresa e também sua agenda pessoal.


Esse método é um passo na direção certa para quem quiser aprender a se organizar de maneira mais eficiente frente aos desafios propostos dentro de uma empresa, ou até por si mesmo! Vamos começar?


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo